Lá no PVC do Rio Tavares, usamos a sala da 3ª. Série. Temos como cenário o mundo infantil e lúdico das crianças. Que falta sinto disto no dia-a-dia!
Logo que as aulas começaram, no horário do intervalo eu gostava de pegar um livro sobre artes com a turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo e lê-lo. Infelizmente ele não está mais disponível, trancaram a chaves em um armário, mas divido com vocês algumas informações que anotei. Umas coisas eu revi, outras aprendi, às vezes com a Emília, às vezes com a Tia Benta, noutras com toda a galera do sítio.
Fico contente que uma escola pública tenha a preocupação de proporcionar este tipo de conhecimento para seus alunos, afinal geralmente é a elite que tem esta disciplina em seus currículos.
Tomara que as professoras voltem a tirar o livro do armário para que eu possa aprender um pouco mais e dividir com vocês o que a 3ª. Série me ensina.
Abraço para todos e feliz dia das mães, Lucymara
Sobre os movimentos artísticos:
Impressionismo – Paris, 1874
Neo – impressionismo – Paris, 1886
Fovismo – Paris, 1905
Expressionismo – Munique, 1906
Cubismo – Paris, 1907
Dadaísmo – Zurique, 1916
Modernismo Brasileiro – São Paulo, 1922
Surrealismo – Paris, 1924
Pop-Art – Londres, 1956.
Impressionismo: tem este nome por causa do título de uma obra de Monet – Impressão, Sol Nascente, exposta em 1874, que os críticos não gostaram.
Claudet Monet (1840-1926) foi um dos artistas mais importantes deste movimento que durou até 1886.Os artistas faziam suas obras ao ar livre.
Neo-impressionismo: Surgiu a partir das pinturas de Georges Seurat (1859-1891), que desenvolveu a técnica do pontilhismo, que destaca o efeito visual das cores. Destaque para a obra Um Domingo no Grande Jatte.
Fovismo ou fauvismo: Cores vibrantes e fortes. Massa de cor que cobriam a superfície da tela, sem os contornos das formas e que eram usadas de acordo com a vontade do artista.
O grande destaque foi Henri Matisse (1864-1954) com destaque para a tela A Música de 1939.
Expressionismo: Usavam cores fortes, deixavam marcas de pincel e exageravam as formas. O nome vem da expressão dos sentimentos, mudando a aparência real das coisas.
Cubismo: maneira de representar objetos e pessoas, mostrando ângulos no mesmo plano. Pablo Picasso (1881-1973) é o grande nome, eu teve 2 fases diferentes: A primeira de 1907 a 1911 onde não se reconhecia nenhum figura nas obras e as cores lembravam a cor da terra e a segunda, de 1911 a 1914 com cores mais vibrantes, onde alguns objetos eram reconhecidos em alguns trabalhos.
Os artistas cubistas colocaram nas telas pedaços de jornal e madeira e surgiu um nova técnica chamada papiers collés (papéis colados).
- Marcel Duchamp, artista francês que começou a carreira produzindo pinturas, desenhos e esculturas. Sua obra, Nu Descendo a Escada de 1912, revela a influência do cubismo e do futurismo. Criou os readymades – palavra inglesa que significa já pronto
Dadaísmo: Surgiu em 1916 em Zurique, na Suíça, e era um movimento formado por um grupo de artistas, poetas e escritores que ali se refugiaram da primeira guerra mundial.
Surrealismo – Movimento artístico que surgiu em Paris no ano de 1924. Vem da união de duas palavras francesas: sur e reálisme. O sonho e a realidade não deveriam estar separados. O espanhol Salvador Dali (1904-1989) e o alemão Max Ernest (1891-1976) são os grandes nomes deste movimento.
Pop-Art: ANDY Warhol (1928-1987), considerado o rei da art pop. Retratou atores, músicos, políticos e esportistas. Usava técnica do silk-screnn.
O movimento surgiu na Inglaterra, no final da década de 50 e influenciou os artistas dos EUA no início dos anos 60. A idéia era criticar a sociedade de consumo que transforma tudo em produto para ser vendido.
Arte Brasileira:
As expedições de pintores que deixaram um maior número de imagens foram as que aconteceram entre 1637 e 1644.
Destacam-se Frans Post (1612 – 1680) com as paisagens brasileiras e Albert Eckhout (1610 – 1665) que pintava os frutos e legumes tropicais e as pessoas que habitavam o Brasil.
De 1821 a 1829 destacaram-se artistas como Johann Moritiz Rugendas, Nicolas-Antoine Taunay e Jean Baptista Debret. Debret chegou em 1816 para dar aulas na Academia Imperial de Belas Artes. Viajou pelo Brasil e retratou pessoas, paisagens e os costumes da população. Ele produziu o mais completo documentário social, histórico e paisagístico do século 19.
O paulista Almeida Júnior foi o primeiro artista nascido no Brasil e retratar a cultura do País, seguindo as técnicas e o estilo europeu.
Em 1922 vários artistas brasileiros se reuniram durante 1 semana, chamada Semana de Arte Moderna e entre eles estavam: CÂNDIDO PORTINARI, ANITA MALFATTI, DI CAVALCANTI e VICTOR BRECHERET que apresentaram o seu trabalho para o público.
Anita Malfatti (1889 – 1964): Nasceu em São Paulo. Sua mãe era pintora e aos 21 anos foi estudar na Alemanha e depois nos EUA. Desenhos a carvão, pastéis, pinturas e gravuras. Suas obras sofreram críticas no Brasil.
Na Semana de Arte Moderna em 22, Anita Malfatti é homenageada como a pioneira da arte moderna no Brasil.